quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes

Terminada em 1927, revela os traços de uma comunidade exigente quanto aos detalhes, além de ser uma das mais belas da Arquidiocese de Uberaba. Encontra-se em destaque no centro da cidade, ornamentada frontalmente pela praça central na qual encontramos uma fonte dedicada à Nossa Senhora de Lourdes, também possui uma gruta ao lado onde há uma cascata de água corrente.
A paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, foi criada em 1908, um ano após a fundação da Arquidiocese de Uberaba, da qual é integrante. Durante este período, muitos benfeitores são causa da situação atual, uma vez que a Igreja está totalmente restaurada e preservada em sua maior parte no aspecto original, o edifício da Igreja foi tombado pelo IPHAN, em patrimônio histórico nacional por possuir importância tanto religiosa quanto arquitetônica. A Reforma foi executada pelo antigo pároco José dos Reis Naves-que realizou grandiosas obras na paróquia, obtendo destaque no serviço à comunidade-, e reinaugurada em 1999, pelas mãos de Dom Aloísio Roque Oppermann, Arcebispo Metropolitano de Uberaba.
Recebe destaque também quando nos referimos à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e à Comunidade Católica de Conquista, a pessoa de Cônego Pedro Magalini, nascido em Guaxima, Distrito integrante do Município de Conquista. O conhecido Padre Pedro, iniciou logo na juventude os estudos destinados ao serviço do Altar, e destacando-se foi encaminhado para Roma - Itália, quando terminou sua formação, sendo ordenado sacerdote da Sanctae Eclesiae Romanae na Basílica Papal de São Pedro, Cidade do Vaticano. Também cursou em Roma seu Doutorado em Teologia. Voltando ao serviço arquidiocesano de Uberaba, após concluir seus estudos em Roma, assume a Paróquia de sua terra natal, Conquista. Durante este lapso de tempo, passou a integrar o corpo docente da Escola Estadual Dr. Lindolfo Bernardes, onde logo assumiu a direção por inegável prestígio da comunidade, como por sua competência intelectual. Interrompeu seu frutífero trabalho, após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), que deixou algumas sequelas, como diminuição dos movimentos, porém mesmo assim, não entregou totalmente os serviços paroquiais, por outro lado foi compelido a deixar os trabalhos acadêmicos junto à Escola. Faleceu em Conquista no ano de 2003, e ainda contribuía ativamente nos serviços paroquiais- embora não fosse mais o pároco-, da Santa Casa de Conquista e do Asilo São Vicente de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário